Introdução à Navegação

“NAVEGAÇÃO É A CIÊNCIA E A ARTE DE CONDUZIR, COM SEGURANÇA, UM NAVIO (OU EMBARCAÇÃO) DE UM PONTO A OUTRO DA SUPERFÍCIE DA TERRA”

As primeiras técnicas de navegação eram visuais, baseadas em pontos conspícuos; no que se pode levantar historicamente, pelos navegantes da Fenícia (habitantes de Tiro, cidade nomeada na Bíblia) e Egito, também nomeado na Bíblia; posteriormente, foram introduzidas as direcções dos ventos dominantes. Quando se juntavam estas informações com destinos, obtinha-se um primeiro, e rudimentar, conjunto de informações com os quais era possível traçar uma rota, aperfeiçoamento dos Vikings.

A navegação nos períodos grego e romano, e durante a maior parte da idade média, era uma navegação de cabotagem, também chamada de costeira.

A Esfera Terrestre

Círculos Máximos
     Círculos cujos passam pelo centro da esfera terrestre, dividindo-a em duas partes iguais
A Esfera Terrestre
Círculos Menores
     Círculos cujos planos não passam pelo centro da esfera terrestre

 

 

Equador
Círculo máximo da esfera perpendicular ao eixo da Terra, no qual se encontra o plano do equador terrestre. Qualquer ponto do equador está equidistante dos pólos da Terra, norte e sul. Divide a esfera em duas metades que se denominam «hemisfério norte» e «hemisfério sul».

 

Paralelos
     Círculos menores da esfera terrestre paralelo ao equador
A Esfera Terrestre
Meridianos
     Círculos máximos da Terra que passa pelos pólos, sendo, por consequência, perpendicular ao equador. Todos os pontos de um meridiano têm o meio-dia no mesmo instante. Chaman-se também círculo de longitude.


topo

Pontos Cardeais

 

Pontos Cardeais

 

 

Pontos da rosa-dos-ventos da agulha de marcar correspondentes às extremidades da barra magnética desiganados por Norte (virado para o pólo norte da terra) e Sul (virado para o pólo sul da Terra) e os pontos nas extremidades do diâmetro perpoendicular àquela direcção, chamados Este e Oeste. Designam-se abreviadamente pelas quatro maiúsculas N, S, E, e O. Dividem a rosa em quatro quadrantes, nordeste (NE), sueste (SE), sudoeste (SO)e noroeste (NO)

 

rosa-dos-ventos


topo

Tipos de Navegação

  •      Navegação em Águas Restrictas – pratica-se em portos, barras de rios ou quaisquer outras situações em que a manobra da embarcação é limitada.
  •      Navegação Costeira – neste tipo de navegação, a proximidade de terra, aconselha maiores cuidados no comando da navegação, do que o tipo seguinte. Existe uma maior frequência de pontos, exigindo um elevado rigor na sua transposição. É praticado entre as 3 e as 30 milhas, dependendo muito das correntes, fundos, etc..
  •      Navegação Oceânica – praticada geralmente a mais de 30 milhas, e com um rigor na posição da embarcação da ordem das 5 milhas.

 

 

Métodos de Navegação

  •      Navegação Loxodrómica – Navegação astrnómica, segunda a loxodromica, nume carta de Mercator. É geralmente a navegação seguida, salvo nas grandes travessias em longitude, afastadas do equador, em que a diferença de caminhos é apreciável, caso em que se prefere a navegação ortodómica.
  •      Navegação Ortodrómica – Navegação astronómica pelo arco de um círculo máximo (paralelo ou meridiano), que é a mais curta distaância entre dois pontos. Contudo, a diferença de caminhos só é bastante considerável nas grandes viagens em longitude, pelo que, fora deste s casos, se prefere a navegação loxodrómica, pela facilidade em se traçar na carta de latitudes crescidas a respectiva curva. Navbegação pelo círculo máximo.
  •      Navegação Astronómica – quando o navegador utiliza informação proveniente dos astros.
  •      Geonavegação – quando o navegador utiliza informação terrestre ou de fundo.
  •      Navegação Carteada – é o método de determinar a posição provável do navio, recorrendo-se somente às características do seu movimento, a partir de uma posição conhecida.
  •      Navegação Estimada – Navegação pela agulha e odómetro ou outro instrumento de medida da velocidade da embarcação.

 

 

Sistemas de Navegação

  •      Sistemas Visuais: utiliza-se os meios visuais para obter as informações.
  •      Sistemas Electrónicos: utiliza-se aparelhos electrónicos que fornecem com grande rigor a posição da embarcação. (Radares, Sondas, GPS, etc)
  •      Sistema de Radiobalizagem: utilizam-se instalações fixas em terra, com o objectivo de fornecer informações à navegação.

 

 

Coordenadas Geográficas

Þ Para se localizar qualquer posição sobre a superfície terrestre, recorre-se às coordenadas dessa posição.

  •      Latitude: é o arco do meridiano compreendido entre o equador e o paralelo do lugar. Conta-se de 0º a 90º para Norte ou para Sul do Equador.
  •      Longitude: é o arco do equador compreendido entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar. Conta-se de 0º a 180º para Leste ou Oeste do meridiano de Greeenwich.


topo

Distâncias e Velocidades

Milha:
     é baseada na circunferência do planeta Terra. Se cortássemos a Terra ao meio na linha do equador, poderíamos pegar uma das metades e vê-la como um círculo. Poderíamos dividir esse círculo em 360º e cada grau em 60 minutos. Um minuto no arco do planeta Terra é uma milha náutica. Esta unidade de medida é usada por todas as nações para viagens aéreas e marítimas
A Esfera Terrestre
:
     é uma unidade de medida de velocidade. Viajar a 1 milha náutica por hora é o mesmo que viajar na velocidade de 1 nó.

 

Þ Um quilômetro também é definido usando o planeta Terra como escala de referência. Se pegássemos a Terra e a cortássemos ao meio com uma linha passando do Pólo Norte até Paris e medíssemos a distância da curva que vai do Pólo Norte até o equador naquele círculo e depois dividíssemos essa distância por 10 mil, teríamos a unidade tradicional para o quilômetro, conforme definido em 1791 pela Academia Francesa de Ciências.

Þ Uma milha náutica equivale a 1.852 metros ou 1,852 km. No sistema inglês de medidas, uma milha náutica equivale a 6.076 pés.

Curiosidades sobre a Terra
     Þ A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos;
     Þ O diâmetro polar da terra é de 6864,742 milhas ou 12.713,5032 Km;
     Þ O diâmetro equatorial da terra é de 6887,836 milhas ou 12.756,2726 Km;
     Þ A Terra possui um formato irregular (achatada nos polos);
     Þ A superfície da terra é estimada em 510.065.500 Km2;
     Þ O volume da terra é de 5,974 x 10 21 toneladas;
     Þ Aproximadamente 70% da superfície é coberta por água;
     Þ O maior oceano é o pacífico com área de 166.241.700 Km2;
     Þ O menor oceano é o ártico com área de 13.223.700 Km2;
     Þ A duração do dia é de 23 horas 56 minutos e 4 segundos ;
     Þ A duração do ano é de 365, 26 dias;

topo


 


Página modificada em: 10 Julho 2014